domingo, 15 de julho de 2012

A queda da Bastilha

















Só não entendo a razão pela qual este(s)  dia(s) são sempre comemorados com demonstrações de força. Que a efeméride se lembre e perdure, concordo.  A musculada exibição militar em regimes democráticos é que me faz alguma confusão.

Mário Rui

Algemas

Bem gostava Frau Merkl de o fazer. O problema é que a amputados não é possivel colocar algemas.

Mário Rui

O criminoso





































Uma equipa de investigadores ingleses localizou num bairro da Hungria o criminoso de guerra nazi  Ladislaus László Csizsik-Csatary que, como chefe da Polícia Real Húngara para o gueto da cidade eslovaca de  Kosice (Kassa), geriu a deportação para o campo de concentração de Auschwitz de 15.700 judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 97 anos, esta captura só mostra que a coisa mais difícil de esconder é aquela que não existe. A que vive, sempre aparece. Que a justiça funcione!

Mário Rui

Opinadores























Se a história seguisse as opiniões complacentes dos comentadores oficiais dos regimes, nunca teriam ocorrido revoluções. Em qualquer situação há sempre suficientes ideólogos dispostos a afirmar que não é possível nenhuma mudança radical. Se a economia funciona bem, afirmam que a revolução depende das crises económicas; se há crise económica, outros declaram com a mesma confiança que a revolução é impossível de fazer porque as pessoas estão demasiado ocupadas fazendo malabarismos para sobreviver. O problema, para toda esta casta de 'opinadores' é que, estando as pessoas de facto a lutar pela sua própria sobrevivência, nem por isso deixam de estar à espera do rastilho que lhes dê a pedra de toque que as leve a engrossar a fileira dos que vão, mais dia menos dia, fazer nova revolução. Toda a gente que sustenta uma sociedade corroída pela corrupção, pelo desgoverno a que é votada, pelo domínio dos que podem sobre os que lutam por uma vida digna, necessita de ampliar as suas expectativas, não reduzi-las. Não sei quem disse que quando não há evolução, há revolução. Disso se esquecem os tais 'opinadores' e governantes do espectáculo a que assistimos. Cuidado!

Mário Rui