segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Novos cursos superiores de dois anos aprovados











Noticias ao Minuto - Novos cursos superiores de dois anos aprovados quinta-feira


Novos cursos superiores de dois anos? Bem podemos vaticinar  sobre o futuro da nossa “terra totalmente esclarecida” – pelas filosofias, pelas ciências, pelas técnicas e pelas artes. Mas será que tudo isto é sinónimo de sabedoria ou estarei a ficar louco? Poderemos ficar orgulhosos destas especializações restritas e pontuais inchadas com conteúdos e durações de tal natureza? Cursos que enredam os mais novos em ilusões preocupantes, é o que é! Não será isto um “saber que nada se sabe”? Por favor, párem este mundo que eu quero sair.

Mário Rui
 
_____________________________  ________________________________

«O mundo está a transformar-se num lugar pequeno»















 
 
 
A União Europeia e a chamada “Rede Europeia de Serviços de Tecnologia para Aplicação da Lei” ou ENLETS.
Este grupo está há seis anos a estudar um método para bloquear um veículo de forma remota durante uma perseguição. Para a União Europeia, os criminosos vão arriscar tudo para escapar e assim colocarão cidadãos de bem em perigo nas ruas. Uma vez que as polícias não possuem métodos eficazes para parar veículos perseguidos de forma segura, o ENLETS estuda todo tipo de tecnologia que possa servir para o efeito. (VER AQUI) 
 
«O mundo está a transformar-se num lugar pequeno»    
 
Claro que as regras inteligentes justificam-se por si próprias e se todos começassem a levantar dúvidas, a discutir os comportamentos e as soluções adoptadas, a actividade do que quer que fosse, paralisaria. De todo o modo, isso não invalida que a minha ignorância não se interrogue a propósito não de quem quer fazer qualquer coisa, mas antes a propósito de quem julga conhecer a melhor maneira de fazer as coisas. Fica-me a impressão de que a eventual implementação de mais este ‘controlo’, ainda que
pensado sob a égide da segurança civil, possa vir a resultar em vigilância arriscada, e quantas vezes desastrosa, para o cidadão comum. Começa a ser frescor examinador a mais, o que leva o mundo a transformar-se num lugar muito pequeno para os olhos de alguns. Sobretudo para os dos que tudo querem ter sob o seu domínio criando assim nos outros, a maioria, uma real incapacidade para modelarem o seu destino. Enfim, não quero dizer que a verdade se reduza a isto; mas também devo declarar que conheço suficientemente os riscos infinitamente reprodutíveis de regras ambivalentes que, assim devagarinho, fruto da intensificação da intenção do controlo, terminam produzindo o oposto. Espero que lá para 2020 não estejamos todos sujeitos a situações da nossa vida controláveis pela irracionalidade instrumental vinda da mente dos emergentes teóricos da modernidade social. Gosto muito mais da opinião e da contra-opinião. Pode não resolver todas estas questões mas pelo menos determina os limites a que se devem sujeitar!   
 
Mário Rui
_____________________________  ________________________________