sábado, 7 de maio de 2011

O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal

Estranhas visões



Indignai-vos!



O “pequeno” e badalado livro Indignai-vos!, de Stéphane Hessel, editado pela Objectiva, já está à venda nas livrarias de Portugal, depois de ter vendido mais de 1 300 000 exemplares em França em apenas 4 meses.
“A minha longa vida deu-me uma série de motivos para me indignar.” Quem o diz é Stéphane Hessel, 93 anos, herói da Resistência francesa, sobrevivente dos campos de concentração nazis e um dos redactores da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Neste manifesto, Hessel alerta, segundo a Objectiva, para o “facto de existirem hoje tantos e tão sérios motivos para a indignação como no tempo em que o nacional-socialismo ameaçava o mundo livre”. E especifica: “Se procurarmos, certamente encontraremos razões para a indignação: o fosso crescente entre muitos pobres e muitos ricos, o estado do planeta, o desrespeito pelos imigrantes e pelos direitos humanos, a ditadura intolerável dos mercados financeiros, a injustiça social, entre tantos outros.”

Museu do Cinema



Depois de ouvir aquela breve comunicação a propósito da crise, que a julgar pela intervenção de Sócrates afinal não existe, ainda esperei ouvi-lo a pedir/ordenar: "Ó Teixeira diz boa noite".

Já não há cavalheiros como os Antónios. O Lopes Ribeiro e o Melo.