quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feira cabisbaixa



País pobrete e nada alegrete,
baú fechado com um aloquete,
que entre dois sudários não contém senão
a triste maçã do coração.


Um país maluco de andorinhas
tesourando as nossas cabecinhas
de enfermiços meninos, roda-viva
em que entrássemos de corpo e alegria!


Hexágono de papel que o meu pai pôs no ar,
já o passo a meu filho, cansado de o olhar...

Alexandre O´Neill

Mário Rui

Uma reputação que vai e vem a 199 km/h



A reputação é como a confiança: adquire-se em anos e destrói-se em segundos. Por essa razão não é difícil perceber que ocupar cargos que exigem responsabilidade, competência e imparcialidade devia ser só para aqueles com moral, carácter e sentido de liderança. Ocupar semelhantes cargos significa também a imediata morte do artista ao mínimo erro ou descuido. A opinião pública não perdoa! E ainda bem…

O Correio da Manhã avançou ontem que o antigo Presidente da República Mário Soares foi apanhado na A8 a 199 km/h numa viatura oficial. Como se não bastasse, terá dito aos agentes da GNR que será o Estado a pagar a multa. Se me é permitido dizer, vá este senhor brincar com o cara…ças!

Ou habituamo-nos a acreditar que estamos perante reformas miseráveis (?) de Presidentes e ex-Presidentes da República que não lhes permitem suportar as suas próprias despesas - e multas de trânsito -, ou trata-se aqui de uma falta grave de carácter e arrogância que mancha a imagem de uma pessoa por cujas mãos já passaram as decisões sobre o nosso país e o nosso povo.

Se me permitem, é também nesta falta de humildade e arrogância pura que reside o grande mal do nosso país. E é esta falta de bons exemplos, de carácter e de um pretensiosismo nojento e excessivo que nos arrasta para as decisões políticas, económicas e socialmente prejudiciais e vergonhosas.

E no meu país eu exijo, no mínimo, competência, moralidade e bom senso por parte de quem nos governa ou governou, porque só assim se poderá exigir da nossa parte o mesmo. E é também com os bons exemplos que uma sociedade avança.

Posto isto, mandam-nos a nós apertar a cinto sem saber que não o podemos fazer enquanto baixamos as calças ao mesmo tempo. Depois venham-me dizer que não é por gente assim que o país está como está. Mandasse eu nisto e teria este senhor que responder publicamente por isto e ver-lhe anuladas todas as regalias de que actualmente dispõe.

Percebe-se, assim, que é mais fácil manter uma reputação do que recuperá-la. E no caso do Dr. Mário Soares essa será uma tarefa muito difícil.
Rui André