quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Repensar a vida


"Essa divisória que nos separa do mistério das coisas a que chamamos vida."
E no futuro? Viveremos assim?

«É preciso repensar a nossa vida. Repensar a cafeteira do café, de que nos servimos de manhã, e repensar uma grande parte do nosso lugar no universo. Talvez isso tenha a ver com a posição do escritor, que é uma posição universal, no lugar de Deus, acima da condição humana, a nomear as coisas para que elas existam. Para que elas possam existir… Isto tem a ver com o poeta, sobretudo, que é um demiurgo. Ou tem esse lado. Numa forma simples, essa maneira de redimensionar o mundo passa por um aspecto muito profundo, que não tem nada a ver com aquilo que existe à flor da pele. Tem a ver com uma experiência radical do mundo. Por exemplo, com aquela que eu faço de vez em quando, que é passar três dias como se fosse cego. Por mais atento que se seja, há sempre coisas que nos escapam e que só podemos conhecer de outra maneira, através dos outros sentidos, que estão menos treinados… Reconhecer a casa através de outros sentidos, como o tacto, por exemplo. Isso é outra dimensão, dá outra profundidade. E a casa é sempre o centro e o sentido do mundo. A partir daí, da casa, percebe-se tudo. Tudo. O mundo todo.»
Al Berto, in "Entrevista à revista Ler (1989)"


Mário Rui

Amizades




"Poucas amizades subsistiriam se cada um soubesse aquilo que o amigo diz de si nas suas costas."

Mário Rui

Duetos Improváveis - Rui Reininho e Quim Barreiros



Não é nada que me espante esta associação musical. O que verdadeiramente me causa alguma perplexidade é saber quem é que mudou de registo. Esse é que é o meu enigma!

Mário Rui

Misérias



Na Etiópia, país onde em muitos povoados, as crianças vão à escola nuas tal é a miséria das famílias e a avareza de grande parte dos seus governantes.

"Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são os dignos de se governar a si mesmos."

Mário Rui