quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Albert Camus



7 de Novembro de 2013: O centenário de Albert Camus
«Sim, o que é necessário combater hoje é o medo e o silêncio, e, com eles, a separação dos espíritos e das almas que eles provocam. O que é necessário defender é o diálogo e a comunicação universais dos homens entre si. A servidão, a injustiça, a mentira, são as pragas que cortam a comunicação e impedem o diálogo. Por isso temos de rejeitá-las.»
Albert Camus nasceu na Argélia, a 7 de Novembro de 1913. Licenciado e diplomado em estudos superiores, teve que renunciar à carreira universitária por motivos de saúde. Os seus pais eram camponeses pobres e a sua vida foi uma luta pessoal contra a tuberculose. Romancista, teatrólogo, pensador político, psicólogo e sociólogo do destino humano na sua forma de exasperação salvadora, Camus bem podia centralizar, pelo poder da sua inteligência, as forças represadas da comunidade ocidental que sobreviveu à Segunda Guerra. O seu pensamento mergulhava fundo na ansiedade do homem desta época, e seus valores éticos - embora confessadamente agnósticos - apontavam corajosamente para o elenco das normas cristãs: o herói é o que se planta no meio das exigências vitais, e neste meio o cristianismo levanta-se como um promontório de resistência para a integridade do homem.

Mário Rui

Nichos de diletantismo




Afirmação de Margarida Rebelo Pinto, proferida no programa ‘Bom dia Portugal’, da RTP1.
 “Fico profundamente triste enquanto cidadã portuguesa em ver este tipo de manifestações que demonstram falta de civismo das pessoas que vão interromper e tentar perturbar o trabalho daqueles que, neste momento, governam o País”.

Desejos de um “Maduro” socialista;
O presidente venezuelano, decretou o dia 8 de Dezembro como "dia da lealdade e amor" a Hugo Chávez, o seu antecessor, uma iniciativa que procura "honrar" o pensamento e herança do antigo Presidente

A fórmula para enlouquecer o mundo ou os embalsamados num nicho de diletantismo?
Comentar, para quê? Para que algo seja criado, deve-se destinar alguma coisa ao lixo!

Mário Rui