sábado, 11 de agosto de 2012

Doces lembranças motorizadas





















De facto os carros antigos eram muito bons!


Mário Rui

Olímpicos Mouras, Santos, Romarias, Folclore e quejandos.







































Já será altura de começarmos a estabelecer comparações. Mesmo que os Jogos ainda não tenham terminado, valerá a pena deixar de lado algum balofo patrioteirismo e, isso sim, chamarmos os bois pelos nomes. Assim sendo, convirá dizer aos Vicentes e aos Santos que por aí campeiam, o que é o PIB de um país.; representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), num período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região e daí se poder também extrapolar relativamente às condições sociais, para além das já antes aludidas, de uma nação, povo, país. Fui buscar esta explicação sucinta, mas acertada, à gestão do tempo de Idi Amin Dada, à frente do governo, e bom, da República do Uganda. Ele mais os ‘Tonton Macoute’ que, social e economicamente, deram lições de soberania ao mundo civilizado.

Ora, se estabelecermos então algum paralelismo com os chamados países do terceiro mundo, e fazendo fé - que não devemos - nas palavras dos tais responsáveis pelos desportistas portugueses, só podemos chegar à conclusão que Portugal já é uma terra do quarto mundo. Sim, a avaliar pelo quadro que a seguir vos deixo, outra conclusão não se atingirá. Culpa do Governo, pois então! Melhor seria mudá-lo para um qualquer regime déspota, de preferência centro-africano e, então sim, ganharíamos muitas medalhas! Vejam o mapa que a seguir vos mostro (clicar aqui).

Agradeço que considerem apenas a comparação entre Portugal e as grandes potências desportivas: Cazaquistão, Irão, Jamaica, Etiópia, Roménia, Croácia, Colômbia, Geórgia, Eslovénia, Arménia, Tunísia, República Dominicana, Lituânia, Letónia, Argélia, Granada, Bahamas, Venezuela, Azerbeijão, Mongólia, Arménia, Sérvia, Estónia, Guatemala, Botswana, Chipre, Uzbequistão, Qatar, Trinidad e Tobago, Moldávia, Singapura, Afeganistão, Hong Kong, Porto Rico, Tadjiquistão e Tailândia

Bom, mas para acabar só me apetece ser mal-educado, quem o não é uma vez que seja na vida, e mandar à m**** esta gloriosa gestão desportiva mais a sua inacabada verborreia, dos Vicentes e dos Santos, mais os princípios que defendem, que estão muito para além da mentalidade do que somos enquanto povo. Estariam bem era a gerir o desporto popular da Coreia do Norte. Depois perceberiam o que é isso de lidar com o respeito devido a uma Nação. Pois, se “qualquer fraco rei faz fraca a forte gente - Camões, de que estávamos nós à espera e o que leva estes senhores à espera? Demitam-se!

Mário Rui

O esplendor de Portugal