domingo, 26 de outubro de 2014

Stress Positivo



Falar em campanhas que incrementem valor social à comunidade em que vivemos, eu percebo. São batalhas que valem bem um esforço e raramente causam stress. Agora se me falam em testes de stress à banca nacional, aí já a coisa deixa de ser entendível e passa a traduzir-se, segundo a minha mal dotada cobrança para tais assuntos, em resultado obtido após mais um mero “desastre sanitário” decorrente de exame feito a alguma dessa mesma banca. Li algures que o BCP terá chumbado em teste de tal natureza recentemente efectuado, tendo em conta o balanço de final de 2013, no cenário adverso. A tradução deste código linguístico, ou se preferirem técnico, é-me indiferente, pois o que me parece necessário reter é a parte onde se fala de cenário adverso. Já não só o que respeita ao próprio banco, mas muito especialmente o stress que também ataca ferozmente algum jornalismo cá do burgo, enfileirado com outras doutas, esclarecidas e convincentes opiniões sossegadas e calmantes de espíritos alheios, que previram e insistem em encorajantes pressentimentos. Ora repare-se; “…no entanto, graças às medidas de reestruturação que tomou em 2014 o banco liderado por Nuno Amado deverá ficar dispensado de quaisquer medidas adicionais de reforço de capital” , “…BCP antecipa contas e não vai precisar de reforçar rácios de capital”, “…o Banco Espírito Santo está a salvo”, “… a declaração de solvência do Banco Português de Negócios é efectiva” , “… há certezas quanto ao bom estado de saúde do Banco Privado”. Tudo conjectura a acertar na muche. Parabéns, pois. É justamente deste stress que eu mais percebo e a quem voto a minha admiração sobretudo pela certeza de refrigério que incute aos preocupados. É o chamado stress positivo, e viva o momento em que o apostolado deste saber, deste dever e da adivinha, vire caduco!!!
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________

Sem comentários: