sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Os 50 anos da Escola Industrial de Estarreja


E como este ano se comemora o 50.º aniversário da fundação da Escola Industrial de Estarreja, aqui estou hoje a falar dela e a deixar-vos um pequenino testemunho do que foi, lembrando uma velha foto que retrata gente de então, tudo colegas de qualidades requintadas que só podem ser preservados pelo manuseio delicado das suas recordações. Se eu pudesse lesar o tempo mas sem matar aquilo que é eterno, voltaria hoje aos bancos dessa Escola pois tenho a certeza de que teria mais a ganhar do que a perder. Com esta turma, a 5.ª, de 1965/66, e com as restantes cinco, a quem igualmente aponto o dedo inteirinho de agradecimentos pelo bem de costumes e parcerias amigas que imortalizaram, fiéis companheiros, elas e eles, de tantas mocidades. Todos abrimos, em 1965 e pela primeira vez em Estarreja, a porta da E.I.E, sítio onde depois sentámos a nossa fortuna por termos aprendido com professores, pessoal administrativo, auxiliar e tantas outras pessoas a que não aludo por me faltar tão-só a memória que não o respeito que lhes devoto, grupo enorme de interesses comuns e de boa-fé que nos mobilou a alma e o espírito de ensinamentos para a vida. Mais não digo porque esta instrução secundária não foi apenas um método, foi sobretudo uma enciclopédia de vida, uma preparação e uma verdadeira ginástica ensaiadora do que afinal viemos a ser e porque assim foi e é, melhor será acabar antes mesmo que vá de enxugar os olhos marejados. Não há poesia mais bela que a recordação; volta, minha Escola!
 
Mário Rui
___________________________ __________________________ 

Sem comentários: