quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Caro cliente

 
Caro cliente, a crónica não vai ser actualizada. Envio a seguir a mesma de sempre.
Ora tudo se esclarece aqui, eis-nos no fim ou no princípio do nosso problema. Por um lado existem estes factos da vida quotidiana, afinal os únicos de que os cépticos não duvidam, sempre a imensa inflação das “verdades” votadas ao zelo devoto do pagante. Algumas delas impuseram-se entre nós como candidatas a merecedoras de crédito e obediência; mas não é por isso que são fundadas na verdade. E por detrás do ’caro cliente’, adivinha-se uma mão cheia de simpatias balofas em que compreender tanta afabilidade, compreender tanta actualização, perceber aquilo que esta gente diz, é, para quem paga, um ofício de simples tributário. Esqueçamos a arte do sermão. Devíamos era de pagar a todos estes ‘actualizadores’ do mesmo modo e com igual simpatia, ou seja, pagar-lhes em moeda-filosófica. Quando os leio, ao fim de um minuto, sinto apenas sono! Veja-se:
- Caro cliente, os preços da eletricidade vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços da água vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços do gás vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços do audiovisual vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços do saneamento vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços da recolha de resíduos domésticos vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
- Caro cliente, os preços das comunicações móveis vão ser actualizados. Enviamos em anexo o seu novo tarifário.
 

Mário Rui
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