segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

A minha professora


Faz hoje 102 anos que nasceu

Cecília Sacramento

16-02-1918

Cecília Sacramento nasceu em Ovar (Cabanões), em 1918. Ainda a estudar foi eleita pelos colegas para integrar a redacção do jornal do Liceu de Aveiro «A Voz Académica», que até então nunca tivera representação feminina. Licenciou-se em Filologia Românica, tendo apresentado, para tese de licenciatura, o trabalho «Uma Leitura da Obra de Erico Veríssimo». Em 1944 casou com Mário Sacramento. Viveu em Ílhavo cerca de 12 anos, após os quais o casal fixou-se em Aveiro, onde Cecília Sacramento exerceu a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário – na actual Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.

Em 1993 publicou o primeiro livro – «Apenas uma luz inclinada». No ano seguinte surgia «Uma Flor para Manuela», em 1995 «Palavras de Luz», em 1999 «Tempos do Tempo», em 2000 «O Rasto dos dias», em 2001 «Por terra batida» e, em 2003, surgiu o romance «Cidade Azul», a sua última obra, inspirada na cidade onde residia. «O título foi escolhido a pensar em Aveiro – «uma localidade plana, bonita e com muita água», afirmava a escritora ao Diário de Aveiro, aquando do lançamento da obra, em Maio de 2003.

Cecília Sacramento ainda iniciou um novo livro – que intitularia de «Asas do Silêncio» –, mas os problemas de saúde impediram-na de o finalizar, tal como receava. “Notícias de Ovar”

Faleceu a 24/09/2005

(Imagem e texto do Facebook de (Carlos Alberto Sousa)

Boas memórias de uma excelente professora que tive. E se hoje não sou inteiramente ignorante, devo o pouquíssimo que sei à convivência com ensinadores desta “linhagem”.



Mário Rui
___________________________ _____________________________

Sem comentários: