sábado, 26 de março de 2011

Portugal tem talento

Olá, estão bonzinhos? Estão com ar de quem precisa de uma água com gás.
Vamos lá a despachar isto que está um dia lindo e eu tenho coisas para fazer. Com que então Portugal tem talento, mas parece que já somos mais de 600 mil desempregados, hein? Por esta é que vocês não esperavam. Das duas uma: ou não há empregos compatíveis com o talento dos portugueses ou andamos todos errados quanto à utilidade dos talentos que por aí andam. Então um gajo com 200 kg a dançar num fato de licra não tem emprego garantido num cabaret qualquer? E não me digam que ele não tem talento, porque é óbvio que tem. Os caça-talentos deste país andam a dormir.
Eu até acho piada a este novo programa, principalmente porque não é a Júlia Pinheiro a apresentá-lo. Mas acho que ficávamos todos a ganhar se em vez de concorrentes anónimos, fossem os próprios ‘artistas’ deste país a demonstrar aquilo em que são bons. Estou a lembrar-me, por exemplo, do Sócrates ou da Simara. E vêm vocês dizer-me “oh André, mas esses dois não têm talento nenhum”. E eu digo-vos que vocês precisam de outra água com gás. Não têm talento, mas um é engenheiro e a outra é… gordinha, que dá sempre jeito no Inverno. Pois é. Portanto aprendam que nem sempre aquele que faz mais e melhor tem um lugar garantido ao sol, principalmente se estiverem ao lado da Simara e aí estarão de certeza à sombra.
Agora a sério, talvez não fosse mal pensado se fossem os gestores do nosso país a demonstrar os seus dotes de corrupção em cima do palco do Tivoli, ou a Linda Reis, mais conhecida por Pomba gira, a falar com Deus por telefone, ou quem sabe o Castelo Branco a transformar-se num homem com um estalar de dedos. São só ideias que eu lanço assim à toa.
Por hoje é tudo e já sabem: não se dêem com pessoas talentosas porque podem vir a sofrer de um complexo de inferioridade e de um desgosto para a vida. Principalmente se se tratar de pessoas que envergam uma t-shirt vermelha do Benfica e forem a Alvalade ganhar 2 – 0.
Rui André de Saramago e Sousa da Silva Oliveira

Sem comentários: