sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O lugar somos todos nós, portugueses, e o tempo é de aflição!


























Quando era mais novo cansei-me a estudar. Sempre dei mais atenção às matérias que me eram queridas, o que de resto se passou seguramente com qualquer estudante, deixando que outras me ficassem mais distantes. Naturalmente que, estas últimas, fruto dessa distância, acabaram por ditar o recurso a esforço suplementar em alturas de exames. Essa foi a razão porque tive de socorrer-me dos então chamados explicadores, de modo a suplantar as inerentes dificuldades. Tudo isto se passou nos meus verdes anos, a par de um clima de efervescência política que então reinava no país. Época de mudança vivida dia-a-dia, e ainda bem que assim foi, mas nem por isso entendida todos os dias. A confusão reinante era de tal ordem que, reincidindo alegremente no estudo, lá ia tentando perceber de que lado estava a razão. Os políticos não se entendiam, o país mirrava, facções de natureza social diversa degladiavam-se e, o cidadão comum, atordoado com semelhante enleio, perdia-se em congeminações, arregimentava-se feito militante de um qualquer partido que lhe prometesse o sol, uma bela vida e especialmente tribuna. Era um direito recentemente conquistado e, vai daí, toda a gente tinha opinião sobre tudo e mais alguma coisa. Instalado tal clima, e percebendo que de modo diferente não poderia ser, ainda assim sempre desconfiei de tanta iluminação mental, de tanta sapiência vinda da rua. Mas enfim, direitos são direitos, e uma revolução também não acontece todas as semanas. Daí que, serenamente e certo de que o meu caminho era outro, tivesse optado por uma militância pessoal que mais não era senão o fugir da vozearia da praça pública. Não alinhei com o ruído, nem com o trovão e muito menos com as maldições da tempestade. Eram obstáculos que me toldavam o raciocínio, e eu precisava de discorrer claramente. Foi etapa que me ajudou, na altura e hoje mesmo, a ter a minha própria atitude e a saber ouvir a dos outros. Mas tal estar nem sempre significou alinhamento com a postura de terceiros. Aliás, devo dizer que, na maior parte das vezes, funcionou justamente em sentido contrário. É defeito meu, certamente. Dito isto, cumpre-me esclarecer que tudo a que antes aludi, só tem a ver com os tempos que correm. Pode parecer desconchavo assim expresso mas a verdade é que tudo tem relação intrínseca. Senão vejam; volto hoje a cansar-me do estudo, embora não tanto das matérias que mais me tocam mas das que devo perceber, afasto-me convictamente do cheiro balofo da actual iluminação mental de alguns, abomino o ruído, fujo do trovão, tento evitar as maldições da tempestade. Da vozearia da praça pública nem quero falar. A mágoa que entretanto me fica reside no facto de, hoje, não poder “meter” explicador que consiga dar-me ajuda que me leve a percepcionar com alguma clareza o que se passa no país. Se os que nos governam não são tão bons quanto o desejado, também os que já nos governaram o não são. Basta ouvir o que diz o homem que já teve a seu cargo uma sacristia, Freitas do Amaral, para melhor se entender o fim da linha. Como é possível a alguém que esteve no outro lado da trincheira, falar assim (ver aqui) ? Não peço aplausos dirigidos a quem governa. Nada disso! Só peço a quem tem uma merda de uma ambição desmesurada, que pense no país. É de todos nós. Bem sei que podemos e devemos falar como quisermos, mas devemos falar e sobretudo fazer, conforme as circunstâncias de lugar e tempo. O lugar somos todos nós, portugueses, e o tempo é de aflição!

Então, e para quando o unir de esforços, ainda que seja com esforços mil, para levarmos o país ao lugar que merece? Mas se alguns homens o não quiserem, homens que para escaparem de si mesmos, importunam os outros com visitas, então que não saiam de casa pois eu não quero por eles ser visitado!

Mário Rui

Sem comentários: