quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Que fiquem as memórias se mais não for possível




Que fiquem as memórias se mais não for possível

O inferno desceu sobre Louriçal do Campo, nas faldas da Serra da Gardunha, e tudo devorou.

As chamas consumiram ontem o edifício principal e a igreja do antigo Colégio de São Fiel, estabelecimento de ensino que acolheu figura importante natural do concelho de Estarreja. O único Prémio Nobel da Medicina português, Egas Moniz.

Entre os educandos mais célebres do Colégio de São Fiel, conta-se Egas Moniz (29 de Novembro de 1874, Vilarinho do Bairro, Avanca, Estarreja-13 de Dezembro de 1955 (81 anos) Lisboa, que entrou nele em 1885 e aí permaneceu até 1889, destacando a qualidade do ensino ministrado, que era preferível ao ensino liceal oficial. As palavras de Egas Moniz, quando se referia ao Colégio de São Fiel, eram, simultaneamente de apreço e censura. “O passado escolar, vivido naquele colégio, conduz-nos a um colégio higiénico, encravado nas serras, com bom ar e excelente água de fontes de granito, a melhor que há” (Egas Moniz, 1950)

A chegada de Egas Moniz à região de Castelo Branco aconteceu no Outono de 1885, vindo para preparar o exame de admissão ao Liceu e beneficiar da reconhecida competência pedagógica dos professores do Colégio. Como saído das lembranças da história, vislumbramos o “Antoninho” (Egas Moniz), de onze anos de idade, tímido, recém-tirado ao seio da família, de uniforme – batina, estola encarnada e boné especial- feitos lá na oficina do Colégio. Conta-nos as impressões daqueles primeiros dias. “A cama de ferro na penumbra da extensa camarata, a figura do padre, caminhando num vai-vem constante vigiando o sono dos educandos. O bater forte das palmas anunciando o amanhecer, a missa diária, obrigatória, o pequeno-almoço de pão e abundante chá mal açucarado, a sala de estudo com o prefeito vigilante numa espécie de vulto, a primeira consulta médica, de rotina, feita pelo Dr. Chorão, que vinha do Fundão para observar os educandos e, ainda, os amigos que rapidamente fez, o Manuel Rebimbas (Professor no Colégio de São Fiel em 1903), (Egas Moniz, 1950)

(in Louriçal do Campo com história)

 

Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Sem comentários: