quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jornalismo de primeira – parte II

Caro leitor, a saga continua. Depois do atropelo ao jornalismo protagonizado por Manuel Moura Guedes e ao qual fiz referência na última crónica da passada edição deste jornal, sinto-me obrigado, mais uma vez, a denunciar aquilo que penso ser um novo ataque aos valores e princípios jornalísticos. Nada que, aos olhos da maioria dos mortais, pareça estranho. No entanto, parece-me que o tratamento tão mediático da transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid ultrapassou todos os limites do razoável e do admissível no campo do jornalismo sério. E mais, acabou por chatear um bocadinho!
Não há dúvida que a transferência se reveste de um conjunto de valores-notícia que justifiquem que o acontecimento se torne notícia. Porém, o excessivo, abusivo, desmesurado, exagerado e outros adjectivos que agora me falham, tratamento que mereceu é, parece-me a mim, no mínimo discutível, para não dizer desproporcionado e reprovável. Merecerá alguém ou alguma coisa tremendo mediatismo?
A verdadeira questão que aqui se coloca é se o acontecimento é ou não de incontestável interesse público. Na minha opinião, não é e muito menos merece directos, reportagens, debates abusivos, etc, etc. Admito, porém, que o tema foi motivo de inúmeras conversas de café que tive com amigos e conhecidos. Mas já dizia McCombs e Shaw: “Embora os media, na maior parte das vezes, possam não ser bem sucedidos ao dizer às pessoas como pensar, são espantosamente eficazes ao dizer sobre o que pensar”. E é este o caminho que, infelizmente, seguimos. O que me preocupa, honestamente, é justamente esta tendência para o sensacionalismo e popularismo a que se vem assistindo de há uns tempos para cá. E é este sensacionalismo que alimenta a alma de um povo que, sem garra nem fervor, se conforma com o que lhe servem. As coisas têm que mudar!
Para terminar, eu não sei onde estará Cristiano Ronaldo daqui a 3 anos. Mas, por este andar, sei bem onde vai estar o jornalismo português.


Rui André Oliveira

Sem comentários: