domingo, 9 de abril de 2023

O Robot e o Humano

A revista francesa L´Obs desta semana tem artigos sobre um fenómeno recente que foi o aparecimento de um ChatGPT, um sítio onde é possível interrogar um robot acerca de assuntos diversos e obter respostas com a coerência da inteligência artificial sobre quase tudo, gerando-se uma conversa que aproveita os conhecimentos dos servidores do referido sítio, recheados de informação sobre tudo.

Sobre inteligências humanas, julgo saber alguma coisa, embora ainda gaste muita paciência para as entender já que encontro muita gente para a qual, sentir o cabelo, só lhes serve para poderem dizer que têm alguma coisa na cabeça.

Já deste sabe-tudo virtual, a que alude a revista, é outro ‘comprimento de onda’ de que desconfio muito.

E isto porque sobre uma descoberta humana e intelectualmente sólida, alguém já me disse que as células do organismo que cuidam da nossa inteligência, durante a idade adulta, funcionam harmonicamente sob o comando de um ditador poderoso; o encéfalo.

Mas quando este enfraquece, as células anarquizam-se, entra de funcionar cada uma a seu alvedrio e daí a velhice.

Gostava de saber do tal robot dotado de miolos artificiais o que virá a dizer-me a propósito deste assunto, mesmo crendo que não vou certamente cevar os apetites da minha santa ignorância nele, pois já não será nem para a minha idade nem para a (in)fertilidade do meu lápis.

A menos que ele me tire uns anitos de frio mal o tempo entre a aquecer. Davam-me jeito ainda muitos aniversários cálidos.

Assim, teria também tempo para que o dito me explicasse qual a razão que leva a porca  a torcer o rabo de quando em vez. (8 de Fevereiro)


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Sem comentários: